APENAS O FIM DO MUNDO
10º Trabalho do Grupo Magiluth
Ano: 2019
APRESENTAÇÃO
Em sua permanente busca por novos desafios, em 2019 o Grupo Magiluth opta pela imersão na obra de um dos mais celebrados dramaturgos contemporâneos, Jean-Luc Lagarce, e em seus textos frequentemente verborrágicos, simples e comoventes. Envolvido pela força da obra do autor, o grupo pernambucano decide montar a peça Apenas o fim do mundo, que conta a história de um homem que regressa à casa de seus familiares para lhes dar a notícia de sua morte próxima.
Após anos distante, Luiz compreende que é o momento de regressar, com o objetivo de contar pessoalmente à família sobre o seu fim. Assim ele reencontra a mãe, a irmã e o irmão, além de finalmente conhecer a cunhada. Na tentativa de se comunicar, de dizer aos familiares quem é e como está, bem como quais são seus desejos e dores, Luiz não fala, apenas escuta. É esta a grande potência da peça: nada é dito e, no entanto, há uma torrente de palavras.
Habituado a escrever sua própria dramaturgia e a realizar adaptações de obras canônicas, o Grupo Magiluth se coloca atualmente o desafio de dar vida ao texto de Lagarce de forma integral, tal qual foi concebido. A montagem segue, contudo, o fluxo característico de trabalho do coletivo: a obra foi construída durante cinco residências artísticas realizadas em diferentes locais do Brasil, ao longo das quais a sala de ensaio foi aberta ao público ainda no momento de criação. Um dos principais fundamentos do processo foi a construção do espetáculo sob a ótica site-specific, segundo a qual a obra é criada e recriada de acordo com os ambientes em que se insere, sempre se reorganizando espacialmente e incorporando características dos locais à obra.
Com uma estrutura de tempo não-lógica, a peça tem direção de Giovana Soar, que também é a tradutora do texto, e Luiz Fernando Marques (Lubi), do Grupo XIX de Teatro. A participação dos dois diretores, que constituem importantes parcerias na história do coletivo pernambucano, se articula com o modo colaborativo e horizontal da metodologia de trabalho presente em todos os espetáculos do Grupo Magiluth.
SINOPSE
Um homem, ausente há bastante tempo, retorna à casa da família para dar a notícia de sua morte próxima. O reencontro se dá em um domingo, ou ainda, ao longo de quase um ano inteiro.
FICHA TÉCNICA
Direção:
Giovana Soar e Luiz Fernando Marques Lubi
Dramaturgia:
Jean-Luc Lagarce
Tradução:
Giovana Soar
Atores:
Bruno Parmera
Erivaldo Oliveira
Giordano Castro
Mário Sergio Cabral
Pedro Wagner
Técnico:
Lucas Torres
Desenho de luz:
Grupo Magiluth
Direção de Arte:
Guilherme Luigi
Fotografia:
Cacá Bernardes e Renato Mangolin
Design Gráfico:
Guilherme Luigi
Realização:
Grupo Magiluth
Classificação: 16 anos