LUIZ LUA GONZAGA
7º Trabalho do Grupo Magiluth | Ano: 2012
50 min | Livre


APRESENTAÇÃO

O Grupo Magiluth celebra o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga com o espetáculo “Luiz Lua Gonzaga”. O projeto contou com o patrocínio da Funarte - Fundação Nacional de Artes, através do Prêmio Funarte Centenário Luiz Gonzaga que premiou 30 iniciativas em todo o país de diferentes linguagens (shows, pesquisas, espetáculos de dança e teatro). 

Com este projeto, o Grupo Magiluth presta sua segunda homenagem a um artista pernambucano, tendo em agosto de 2012 estreado o espetáculo “Viúva, Porém Honesta”, baseado no texto do dramaturgo Nelson Rodrigues, também no seu ano de centenário. 

As apresentações deste projeto especial prezam pela descentralização através da rua. Desta forma o grupo magiluth atinge diferentes públicos: retornamos às ruas para contactarmos um público que não está acostumado a ir ao teatro. Através deste projeto, os atores do grupo experimentam técnicas que não faziam parte do seu repertório de trabalho, como o canto, fortalecendo a noção de ator e pesquisas desenvolvida pelo grupo. É o primeiro trabalho que a musicalidade está intensamente presente. 

Para o projeto foram convidados o músico Catarinense João Tragtenberg, que veio ao Recife especialmente para aprender a tocar sanfona com o Mestre Camarão, e acabou sendo convidado para o espetáculo. 

O Magiluth prefere utilizar o nome “celebração” ao invés de espetáculo pelo trabalho possuir um recorte de tempo específico. Não pretende-se realizar uma biografia do Gonzagão e sim ativar questões que estão na sua obra e na memória popular do nordestino. O trabalho tem como mote um conjunto de pessoas que esperam pela volta de um rei e divagam poeticamente sobre questões do ser e viver no nordeste. “Luiz Lua Gonzaga” não é uma história com começo, meio e fim, mas uma série de situações poéticas em homenagem ao Rei do Baião. 

“Luiz Lua Gonzaga” se apresenta para nós como uma oportunidade de amadurecimento de nossa pesquisa enquanto atores e de congregação com o público pernambucano através do grande homenageado, o mestre Luiz Gonzaga.     

SINOPSE  

O espetáculo é antes de tudo uma celebração e tem como mote um conjunto de pessoas que esperam a volta da chuva, pelo retorno de um rei e divagam poeticamente sobre questões do ser e viver no Nordeste. “Luiz Lua Gonzaga” não é uma história com começo, meio e fim, mas uma série de situações poéticas em homenagem ao Rei do Baião.
    
FICHA TÉCNICA
         
Direção: Pedro Vilela
Dramaturgia: Giordano Castro
Atores: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Mário Sergio Cabral. 
Músicos: Dennis Anderson, Johann Brehmer, Pedro Cardoso
Confecção de bonecos: Lucas Torres
Figurino em couro: Hemerson Souza
Direção de arte: Guilherme Luigi, Pedro Toscano
Fotografia: Renata Pires
Design Gráfico: Guilherme Luigi, Bruno Parmera
Contra-regra: Roberto Brandão
Produção e Realização: Grupo Magiluth
Share by: